terça-feira, 17 de agosto de 2010

O vento e a folha: uma reflexão sobre a morte

Estava caminhando quando me deparei com três folhas caindo de uma árvore. Uma simplesmente caiu. Outra estava caindo mais subiu novamente e, mas para frente, caiu novamente, desta vez até chegar ao chão. E, por fim, a terceira caiu e foi levada pelo vento até onde meus olhos não podiam mais ver.

Tive um aprendizado sobre a vida e morte nesse momento.

Bateu um vento e as folhas caíram. O vento veio sem nenhum aviso prévio; muitos morrem de repente, “porque na hora em que não se pensa virá o Filho do Homem” (Lc 12,40). Ora, o vento veio, para aquela folha, leva-la ao chão; Assim como Deus, às vezes, vem para nos levar com Ele, e Ele virá quando menos esperarmos (é bom estarmos preparados...).

Porém, para a segunda folha o vento veio para leva-la um pouco mais além para, finalmente, ela cair ao chão. Às vezes, Deus vem e nos leva para um outro local (sabe-se por qual a razão) e, ali, ”entramos para a Vida” (cf. Santa Terezinha).

E, por fim, o vento levou a terceira folha para locais onde eu não podia ver, porém um local existente. Já dizia Jesus Cristo que “vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito” (São João 3,8). E o “Vento” levou aquela pessoa, até nós mesmos, para outro lugar e, ali, seguirmos rumo à pátria Celeste.

É inevitável: vamos morrer um dia! Ninguém gosta de pensar nisso. Mas como é louvável aquela pessoa que se prepara para esse dia. Oxalá se todos vivessem como verdadeiros filhos de Deus, abandonando todos os vícios e vivendo somente para Cristo. Mas é raríssimo aqueles que conseguem entender isso...

A morte, grande mestra!


Em Cristo,
Ronaldinho "SAM" F.S.